top of page

Psicoterapia para Adultos

"Nenhum adulto é adulto o tempo todo"

Em "O Conceito de Indivíduo Saudável" (in Winnicott 1986b: Tudo começa em casa), Winnicott escreveu a intrigante frase: "nenhum adulto é adulto o tempo todo". Isso porque, segundo ele, "as pessoas não têm apenas sua própria idade, elas têm, em certa medida, todas as idades, ou nenhuma idade".

 

Para entender esta frase, é necessário compreender que  nós somos o resultado de uma mistura do que vivemos quando bebês, crianças, adolescentes e adultos. De acordo com essa Teoria do Amadurecimento, a tarefa de amadurecer é interminável  e não linear (o que significa que partes do self eventualmente amadurecem antes de outras, e ainda que algumas nem chegam a amadurecer). 

 

Do ponto de vista do self do indivíduo,  as etapas  do desenvolvimento não ficam organizadas cronologicamente como uma linha do tempo linear, mas coexistem o tempo todo. As situações que passamos no presente recorrentemente se  conectam à rastros de outras etapas da vida, reativando por vezes reações próprias de outras fases da vida, nas quais o amadurecimento não ocorreu de forma satisfatória.

Adultos na Terapia: pausa na correria para um encontro consigo 

 

Em grande parte das vezes, a pessoa que vai em busca de psicoterapia na fase adulta sente que há problemas em algum ou em muitos "setores" da vida, seja por alguma dificuldade momentânea, seja por questões que já a acompanham por longo período de tempo, não se tratando necessariamente de uma patologia psíquica.

 

O espaço terapêutico visa propiciar uma escuta cuidadosa, profissional e qualitativa que busca compreender de forma ampla e profunda o indivíduo que ali se apresenta e a forma como ele vive e percebe a sua própria vida.  

Com o uso de recursos técnicos, o psicoterapeuta desenvolve estratégias terapêuticas para compartilhar com o paciente este entendimento  e desenvolverem juntos a ampliação dos recursos emocionais internos do paciente, por meio de uma ampliação da consciência  a respeito de seus conflitos, sentimentos, desejos, fantasias e motivações inconscientes.

Essa "expansão de consciência" tende a ser muito enriquecedora,  na medida em que frequentemente proporciona a abertura de novas possibilidades de ver uma mesma situação e de se ver nas diversas interações. O processo terapêutico geralmente torna a pessoa mais forte emocionalmente e mais capaz para explorar suas potencialidades e  se colocar no mundo com mais propriedade e protagonismo. Também é um espaço para rever prioridades e descobrir novos sentidos e olhares para a vida: é no processo de psicoterapia que o adulto muitas vezes poderá retomar sonhos e desejos antigos que ficaram "esquecidos"diante  das responsabilidades e cobranças da vida adulta.

transformar-se.jpg
"Não importa o que fizeram com você.
O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você."

  Jean-Paul Sartre
bottom of page